terça-feira, 5 de maio de 2009

Valsa com Bashir e Persépolis dão
dignidade às animações no cinema

Falei sobre Valsa com Bashir e Persepólis muito de leve, eles merecem muito mais do que isso. Duas animações incríveis que retratam, cada uma à sua maneira, momentos importantes da história de dois países – Líbano e Irã - e do mundo.

Valsa com Bashir retratou de maneira emocionante da Guerra no Líbano, através das memórias pessoais de um ex-combatente israelense. Basicamente, ele não consegue se recordar onde estava durante a chacina que vitimou centenas de libaneses no dia 20 de março de 1997. Lembro de ter visto, horrorizada, as matérias sobre o assunto.

Além de uma história bem contada, bem filmada e bem desenhada o livro-filme tem a ser favor o fato de seu autor-roteirista ser ex-membro do exército de Israel. Tudo é praticamente biográfico. Veja o trailer legendado aqui.

Já Persépolis - também auto-biográfico - conta a história de uma menina, Marjane Satrapi, que cresce no Irã durante a Revolução islâmica. A história é contada por um ângulo bem diferente de 'Valsa com Bashir' e mostra,as mudanças sofridas pelo civis, particularmente, as mulheres. Aqui, minha cena preferida. São pessoas ou espectros que cercam a pequena Marjane?

Nenhum comentário:

Postar um comentário