segunda-feira, 27 de abril de 2009

Festival Sesc Melhores Filmes 2009: Uma garota (e um público) dividida em dois

Fui domingo assistir "Uma Garota Divida em Dois", produção francesa que está no Festival SESC Melhores Filmes. A programação vai até o final de abril.

Filmes franceses são sempre polêmicos. Eu adoro, mas sei de gente que odeia. As justificativas são pelos mais diversos motivos, mas sempre recaem sobre o mesmo ponto: os personagens. Os filmes - talvez a própria França seja assim -são sempre sobre um mundo caótico, desregrado e sujo. Não é do tipo que te deixa cheio de esperança de vontade pelo dia seguinte. Pelo contrário, as histórias fazem questão de te mostrar um mundo onde você tem dificuldades de aceitar que faz parte dele. Os roteiros franceses te apresentam os piores tipos e te deixar meio desconcertado por se identificar as vezes com um, as vezes com outro.

"Uma Garota Divida em Dois" é assim. Basicamente é a história de uma mulher que se envolve com dois homens. Um escritor famoso, muito mais velho e por quem ela se apaixona; e um playboy que se apaixona por ela. Não tem nada de novo, né? Pois, se você só viu essa história sendo contada nos filmes americanos (com seus finais felizes e previsíveis) sugiro ver "Uma Garota..." e conhecer um desenrolar interessante e inovador e um final imprevisto. Veja bem, imprevisto não quer dizer melhor, nem mesmo quer dizer bom. Então, a análise final fica por sua conta.

Pessoalmente, eu gostei do filme, mas não o colocaria entre os melhores, a não ser por falta de opção. Se a safra foi mediana então vale. Uma personagem é extremamente interessante e vale a pena ser vista, Capucino. Pena que a participação é pequena.

A personagem principal é tola, frágil e ingênua ao extremo. Tudo que a maioria das pessoas já foram - ou serão - em algum momento da vida. É fácil se ver um pouquinho nela e, é claro, recriminá-la também. Com um pouco de humildade você a compreende e a perdoa.

Vale a Pena

Nenhum comentário:

Postar um comentário